Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Sexta pesquisa da Conab reforça previsão de recorde na safra 2010/11


A safra de grãos 2010/11, em fase de colheita, deve alcançar recorde de 154,2 milhões de toneladas, conforme sexto levantamento divulgado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção pode aumentar 3,4% (cerca de 5 milhões de toneladas a mais) em comparação com o período anterior, quando o País colheu 149,2 milhões de toneladas. Com relação ao mais recente levantamento, realizado em fevereiro, a produção cresce 0,7% ou o equivalente a 1,1 milhão de toneladas.

Os técnicos da Conab informam por meio de comunicado que o motivo do crescimento da produção é a ampliação da área de cultivo do algodão, do feijão (1ª e 2ª safras), da soja e do arroz, aliada à melhor influência do clima sobre o desenvolvimento das lavouras.

A área plantada em 2010/11, estimada em 48,86 milhões de hectares, é 3,1% ou 1,47 milhões de hectares superior aos 47,39 milhões de hectares cultivados em 2009/10. Segundo a Conab, a soja apresenta o maior crescimento em área (566 mil hectares), seguida do algodão, com 469 mil hectares. A área do milho segunda safra cresce 233,4 mil hectares, enquanto a área do milho primeira safra reduz 33,6 mil hectares. Outras culturas que tiveram crescimento de área foram: arroz, 101,4 mil hectares e a de feijão primeira e segunda safra que crescem, respectivamente, 40,5 mil e 196,7 mil hectares.

A pesquisa foi realizada por 68 técnicos, no período de 21 a 24 de fevereiro, quando foram ouvidos representantes de cooperativas e de sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de parte das regiões Norte e Nordeste. A assessoria da Conab informa que não haverá entrevista coletiva aos jornalistas para detalhar os resultados deste levantamento.

Soja

A produção de soja na safra 2010/11 está estimada em 70,3 milhões de toneladas, resultado 2,3% (1,6 milhão de toneladas) superior ao volume de 68,69 milhões de toneladas produzido em 2009/10. De acordo com os técnicos da Conab, o desempenho da soja confirma o crescimento que vem ocorrendo nas últimas quatro safras. "Isso se deve aos preços mais atrativos, e maior liquidez do produto em comparação à cultura do milho, seu principal concorrente", explicam os técnicos.

Nesta safra, em virtude da atuação do fenômeno La Niña, havia expectativa de chuvas abaixo do normal nas regiões Sul e Sudeste. Esperava-se produtividade abaixo da normalidade nessas áreas, "situação que não está se confirmando", informa a Conab. "Mesmo com os baixos índices pluviométricos, sobretudo no Estado do Rio Grande do Sul, as chuvas vêm ocorrendo nos períodos em que a cultura mais necessita". Nos Estados do Paraná e Santa Catarina as chuvas mais regulares permitem um bom desenvolvimento das lavouras, e as previsões de produtividade se aproximam da obtida na safra anterior.

Nos Estados da região Centro-Oeste, desde o plantio até as fases de floração e frutificação, as chuvas foram mais regulares. Nas regiões produtoras de soja da região Nordeste - sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia - incluindo o Estado de Tocantins, formam a região denominada Matopiba, o regime de chuvas está beneficiando as lavouras. De acordo com a Conab, a colheita do grão continua nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná e já teve inicio no Rio Grande do Sul.

IBGE

A previsão do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de fevereiro, divulgado há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), projeta uma safra agrícola de 151,2 milhões de toneladas em 2011, com aumento de 3% ante o levantamento de janeiro. Se confirmada, a safra será 1,2% superior à do ano passado, quando atingiu 149,5 milhões de toneladas.



Fonte: Estadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário