Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Arábia Saudita envia tropas ao Bahrein


A Arábia Saudita enviou cerca de mil militares para o Bahrein nesta segunda-feira, 14. O efetivo está a serviço do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), bloco de países da região formado também por Kwait, Omã, Catar e Emirados Árabes Unidos, e foi enviado a pedido da monarquia sunita que controla o pequeno país de maioria xiita, abalado pela recente onda de protestos no mundo árabe. As tropas do CCG chegaram a Manamá no final da manhã.

A oposição xiita bareinita qualificou a intervenção como 'declaração de guerra'. Mais cedo, o Parlamento bloqueou uma tentativa do governo de declarar estado de sítio no país. 
"Qualquer intervenção militar estrangeira será considerada uma ocupação e um ato de guerra", disse um porta-voz do movimento à AFP.

De acordo com Nabeel al-Hamer, ex-ministro da Informação e conselheiro do rei Hamad al-Khalifa, as tropas sauditas já estão na ilha.

 
"As tropas do Conselho de Cooperação do Golfo chegaram ao Bahrein para manter a ordem e a segurança", disse.

Segundo reportagem do jornal Gulf Daily News, ligado ao primeiro-ministro bareinita, as tropas devem apenas proteger locais estratégicos. " A missão (das tropas) será limitada a proteger pontos vitais, como instalações de combustível, eletricidade e água, e serviços bancários e financeiros", diz o texto.

Os protestos da minoria xiita do Bahrein voltaram a ganhar força no final de semana após a oposição bloquear estradas e voltar a enfrentar a polícia no domingo. No mês passado, ao menos sete pessoas morreram em confronto com as forças de segurança.

Os manifestantes xiitas chegaram a ocupar a Praça das Pérolas, no centro de Manama, para exigir igualdade de direitos e o fim da monarquia. Eles formam cerca de 70% da população do reino, governada pela monarquia sunita ligada à Arábia Saudita. O Bahrein tem uma posição estratégica no Golfo Pérsico e sedia a 5ª frota da Marinha americana.




Fonte: Estadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário