Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Petrobrás prevê cumprir meta de produção em 2011


O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobrás, Almir Barbassa, disse nesta terça-feira, 1º, que o cumprimento da meta de produção da companhia em 2011 "está absolutamente tranquilo". A Petrobrás estabeleceu para este ano uma meta bastante conservadora, de 2,1 milhões de barris por dia - a mesma que, no ano passado, não foi atingida. Segundo ele, esta relativa "tranquilidade" para cumprir o programado se deve à entrada de novas unidades, à elevação do volume de produção em plataformas já instaladas e à recuperação de poços que estavam em declínio. Barbassa participa na manhã de hoje de teleconferência com analistas financeiros.

A Petrobrás vem investindo em uma revisão das áreas já conhecidas, sob uma nova ótica tecnológica, o que permite elevar o volume de reservas nas regiões, especialmente na Bacia de Campos. Barbassa lembrou ainda que, em dezembro, a companhia já atingiu média diária de 2,1 milhões de barris.

"Considerando um decréscimo dos campos que atingiram seu pico, em torno de 10%, precisaríamos repor cerca de 200 mil barris por dia para compensar isso. Mas estamos com perspectiva de aumentar o volume em 265 mil, o que dá para repor isso e compensar as paradas programadas de plataformas", avaliou.


Petrobras confirma boa qualidade de óleo em Iara

A Petrobras informou ontem à noite que concluiu a perfuração do poço exploratório de extensão 3-BRSA-891A-RJS, localizado na área do Plano de Avaliação de Iara, no pré-sal da Bacia de Santos. O resultado da perfuração do poço confirmou a boa qualidade do óleo no reservatório (28º API) e reforçou o potencial de óleo leve e gás natural recuperável daquela jazida, estimado pela empresa entre 3 e 4 bilhões de barris de óleo equivalente.

Em lâmina d''água de 2.279 metros, o poço está localizado a cerca de 230 quilômetros da costa do Rio de Janeiro e a 8 quilômetros do poço pioneiro descobridor. Conhecido informalmente como Iara Horst, o poço demonstrou melhores características do reservatório do que as encontradas no poço descobridor 1-BRSA-618-RJS (1-RJS-656).

O Plano de Avaliação de Iara está localizado numa área remanescente do bloco BM-S-11, onde recentemente foi declarada a comercialidade do campo gigante Cernambi e do campo supergigante Lula.

Testes de formação ainda serão feitos para avaliar a produtividade do reservatório. O consórcio operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG Group (25%) e Galp Energia (10%), dará continuidade às atividades previstas pelo Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


 
Petrobras anuncia amanhã novo terminal de GNL na BA

A Petrobras anuncia amanhã a implantação do terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Bahia. No evento, que contará com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, a estatal irá assinar um protocolo de intenção com o governo baiano para viabilizar o investimento, estimado em US$ 706 milhões. O terminal terá capacidade para regaseificar 14 milhões de metros cúbicos por dia e tem como objetivo assegurar a injeção de gás natural no maior Estado consumidor do combustível no Nordeste.



O cronograma prevê o início das obras em março de 2012 e a conclusão em agosto de 2013. Em nota, a Petrobras informa que o Brasil já tem os terminais de GNL de Pecém (CE), com capacidade para regaseificar 7 milhões de metros cúbicos por dia, e da Baia da Guanabara (RJ), com capacidade para 14 milhões de metros cúbicos por dia.

Com a entrada em operação do terminal da Bahia, o País passará a ter capacidade para regaseificar 35 milhões de metros cúbicos por dia, volume que supera os atuais 31 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural importados da Bolívia.

"Ao injetar esse volume de gás na malha de gasodutos brasileira, a Petrobras agregará ainda mais segurança e flexibilidade no atendimento ao mercado, uma vez que ampliará o acesso a diferentes fontes de oferta (nacional e importada), com uma malha de gasodutos que atingiu 9.634 km em 2010 e integra as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste", explica a estatal, na nota.



O terminal da Bahia será instalado na Baía de Todos os Santos, 4 km a oeste da Ilha do Frade, e se interligará com a malha de gasodutos em dois pontos: o primeiro na malha da Bahia, em Candeias, e o segundo nas proximidades do quilômetro 910 do Gasoduto Cacimbas-Catu (GASCAC), trecho do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), inaugurado em março de 2010. "A implantação neste local agregará flexibilidade e confiabilidade à operação da malha de gasodutos e possibilitará, inclusive, a exportação para a Região Sudeste, se necessário", acrescenta a estatal.

 
Petrobras interrompe testes na área de Guará

A Petrobras informou hoje, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que paralisou temporariamente a produção do teste de longa duração na área de Guará, na Bacia de Santos. A produção na área se dá por meio da plataforma de posicionamento dinâmico Dynamic Producer.

A estatal explica que, desde domingo, essa plataforma estava em manutenção. O poço foi fechado e todas as condições de segurança foram inteiramente atendidas. Ontem, porém, ocorreu rompimento da tubulação que interliga a plataforma ao poço. "Não houve vazamento de petróleo para o mar, já que o poço estava fechado e, por isso, não havia petróleo e gás na tubulação", informou a companhia em nota.

Segundo a Petrobras, as autoridades competentes foram devidamente informadas e o poço continua fechado. A empresa acrescentou que as causas do rompimento da tubulação já estão sendo apuradas e, após essa avaliação e com o sistema de produção recomposto, serão tomadas as providências para reinício do teste de longa duração.


Fonte: Estadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário