Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

Obama nomeia secretário de Comércio como embaixador na China


O presidente Barack Obama nomeará o atual secretário de Comércio, Gary Locke, como novo embaixador dos Estados Unidos na China, anunciou nesta segunda-feira um funcionário de alto escalão americano.

Esta fonte confirmou sob anonimato à AFP uma informação revelada primeiramente pela rede de televisão ABC. Espera-se que o anúncio oficial seja realizado na terça-feira.
A nomeação de Locke, filho de imigrantes chineses e ex-governador do estado de Washington, deverá ser confirmada pelo Senado. Locke substituirá John Hunstman, ex-governador republicano moderado de Utah (oeste).

No fim de janeiro, a Casa branca revelou que Huntsman renunciaria, num momento em que seu nome circulava para uma candidatura republicana para a corrida presidencial de 2012.
Obama havia nomeado Huntsman à frente da prestigiada embaixada dos Estados Unidos em Pequim durante os primeiros meses de sua presidência, em 2009, o que foi analisado como uma maneira de descartar um possível competidor da corrida à Casa Branca em 2012.

Locke pode fazer prevalecer sua grande experiência de negociador com as autoridades chinesas num momento em que as relações entre ambos os países estão marcadas por tensões, em particular sobre temas comerciais e monetários.




Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário