Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

Onda de rebeliões no norte da África e no Oriente Médio


Estes são os últimos acontecimentos no norte da África e no Oriente Médio, regiões afetadas por uma onda de protestos políticos e sociais sem precedentes.



LÍBIA - Aviões de Muamar Kadhafi bombardearam nesta segunda-feira as cercanias do porto petroleiro de Ras Lanuf (leste), dando continuidade a uma contraofensiva para esmagar a rebelião que há três semanas controla uma parte do país.

França e Grã-Bretanha trabalham em um projeto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas para impor uma zona de exclusão aérea na Líbia.
A Liga Árabe transmitiu nesta segunda-feira seu apoio ao projeto de resolução, anunciou o ministério francês das Relações Exteriores, que evocou as manifestações feitas neste sentido pelo secretário-geral Amr Moussa ao chanceler Alain Juppe.

As monarquias árabes do Golfo também estão a favor da criação pela ONU de uma zona de exclusão aérea, segundo um comunicado emitido ao término de uma reunião de chanceleres do Conselho de Cooperação do Golfo, em Abu Dabi.


TUNÍSIA - O primero-ministro tunisiano interino, Beji Caid Essebsi, formou nesta segunda-feira um governo de tecnocratas, cuja primeira missão é a segurança e a economia, deixando de fora os últimos ministros herdados do presidente deposto Ben Ali e a oposição, que não conta com nenhum membro no novo gabinete.

As novas autoridades deram outro sinal forte ao anunciar a dissolução da temida Direção da Segurança do Território (DST) e da polícia política, que fez o terror reinar durante os 23 anos de poder de Zine El Abidine Ben Alí.


EGITO - O novo governo egípcio dirigido por Essam Sharaf, livre de várias figuras da era Mubarak, como exigiam os manifestantes pró-democráticos, prestou juramento nesta segunda-feira perante o chefe do Conselho Supremo das forças armadas, o marechal Hussein Tantawi.
Seis ministérios foram renovados, incluindo os de Interior, Relações Exteriores e Justiça.


IÊMEN - Milhares de garis iniciaram uma greve em Sanaa para exigir um aumento salarial. Três deles ficaram feridos quando a polícia interveio para dispersar a manifestação.

BAHREIN - Dezenas de pessoas protestaram em frente à embaixada dos Estados Unidos em Manama para pedir que o governo americano pressione o governo para que inicie reformas.
No domingo, milhares de manifestantes se reuniram pela primeira vez em frente à sede do governo em Manama para exigir a renúncia do primeiro-ministro Khalifa ben Salman Al Khalifa, no cargo desde 1971.


OMÃ - O sultão Qabus de Omã remodelou parcialmente nesta segunda-feira seu governo, com o afastamento dos titulares de três das pastas mais importantes, para acalmar os manifestantes que exigem o julgamento dos políticos corruptos.

No entanto, esta medida não serviu para acalmar os manifestantes, que voltaram a sair às ruas nesta segunda em Sohar, onde pretendem passar uma nova noite - a nona consecutiva - no acampamento de barracas instalado em uma praça da cidade.

IRAQUE - Pelo menos 500 pessoas protestaram no centro de Bagdá, para lembrar um ano das últimas eleições legislativas e denunciar o não cumprimento das promessas de campanha dos candidatos eleitos.


ARGÉLIA - Milhares de guardas comunitários, corpo paramilitar que compõe as forças de segurança dos povos argelinos, protestaram nesta segunda-feira em Argel para exigir um aumento salarial.

Os manifestantes, mais de 10.000 segundo os organizadores, a maioria fardados, se reuniram sem incidentes na praça dos Mártires, no centro de Argel.

ARÁBIA SAUDITA - As autoridades da Arábia Saudita libertaram um líder xiita, cuja prisão provocou manifestações na província oriental do reino, indicou à AFP um ativista dos direitos humanos.



Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário