Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Forças de Kadhafi tentam retomar cidades próximas à capital da Líbia

Manifestantes anti-Kadhafi participam de protesto na cidade de Zawiyah, a 50 km de Trípoli, nesta terça (1º)


Forças de segurança do ditador líbio Muammar Kadhafi se confrontaram com rebeldes armados nesta terça-feira (1º) para tentar retomar o controle de cidades próximas à capital Trípoli e criar uma zona tampão ao redor de sua sede de poder. Os confrontos cada vez mais violentos ameaçam transformar a rebelião popular que já dura 15 dias na Líbia em uma prolongada guerra civil.

Líderes militares que tentam criar uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia admitiram nesta terça que esta pode ser uma tarefa complexa, que exige neutralizar a defesa de Kadhafi.
O filho do ditador líbio, Seif al-Islam, alertou as forças ocidentais de que uma ação militar contra a Líbia será respondida e disse que o país está preparado para defender-se contra a intervenção estrangeira.
"Se eles nos atacarem, estamos prontos", disse à Sky News, acrescentando que o regime de Kadhafi está pronto para implementar as reformas.

A repressão aos rebeldes que tentam derrubar Kadhafi -no poder desde 1969- gerou caos no país, com centenas de mortes, muitos feridos e colapso na fronteira com a Tunísia por conta da fuga de moradores em pânico.

Kadhafi enviou forças para uma zona de fronteira no oeste do país, enquanto seu filho Saif al Islam repetiu que o veterano governante não renunciará nem partirá para o exílio.
O coronel já perdeu o controle sobre grande parte do país, após duas semanas de revolta, a mais sangrenta na atual onda de levantes no mundo árabe.
Em Moscou, uma fonte do Kremlin sugeriu que Kadhafi deveria renunciar, pois se trata de "um cadáver político vivo".


Fonte: G 1

Kadhafi recruta combatentes tuareg em Mali e Níger

Centenas de jovens tuaregs de Mali e Níger, entre eles ex-rebeldes, foram recrutados pelo líder líbio Muamar Kadhafi para combater a revolta popular em seu país, afirmaram conselheiros regionais do norte do Mali.

"Estamos preocupados por várias razões", disse Abdu Salam Ag Assalat, presidente da assembleia regional de Kidal.
Estes jovens "estão se dirigindo em massa em direção à Líbia. É muito perigoso para nós", acrescentou.
"Se Kadhafi resistir ou cair isto terá um impacto na nossa região", disse o representante regional, acrescentando que as autoridades "estão tentando dissuadí-los", mas "isto não é fácil".

Os jovens sabem que podem conseguir "dólares e armas", acrescentou.
"Isto realmente me dá medo porque um dia voltarão com as mesmas armas para desestabilizar" a região de Sahel, acrescentou Abdu Salam Ag Assalat.
Existe uma rede que organiza as viagens "a partir do Chade, por ponte aérea. Outros seguem para o sul da Líbia por estrada", acrescentou.


Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário