Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Motim no Exército do Sudão já deixa 50 mortos, dizem autoridades


Pelo menos 50 pessoas morreram depois que um motim do Exército do Sudão se espalhou por várias cidades no estado produtor de petróleo do Alto Nilo, reavivando tensões enquanto o sul do país se prepara para a independência, disseram autoridades neste domingo (6).
Os intensos combates, com tanques e metralhadoras, começaram na quinta-feira na cidade de Makalal, quando parte de uma unidade do Exército se recusou a trasladar-se com armas ao norte, parte de um processo de separação de forças antes da cessão ao Sudão do Sul.
As lutas se estenderam de Makalal, a capital do Alto Nilo, aos assentamentos de Melut e Paloich na sexta-feira e sábado, disseram funcionários estatais à Reuters.

A violência é um elemento preocupante na separação dos Exércitos do norte e do sul do Sudão antes da secessão prevista para 9 de julho.
A maioria dos habitantes do sul rico em petróleo votou a favor da separação do norte num referendo em janeiro, segundo resultados preliminares divulgados esta semana.
Os resultados finais da votação, prometida num acordo de paz de 2005 que terminou com décadas de guerra civil, serão anunciados na segunda-feira.

'A luta em Malut ontem (sábado) provocou a morte de 19 pessoas e deixou 18 feridos (...) Em Paloich 11 morreram e oito ficaram feridos', disse Akuoc Teng Diing, funcionário do condado de Melut. Todos os mortos eram soldados, acrescentou.
Autoridades disseram previamente que outras 20 pessoas morreram em Malakal, incluindo duas crianças e um motorista sudanês da agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), a UNHCR, pegos no fogo cruzado.

Makalal é atualmente patrulhada por uma unidade do Exército formada pelas Forças Armadas do Sudão do Norte (SAF) e o Exército de Liberação do Povo do Sudão (SPLA), uma força que de acordo com a ONU estava em processo de divisão antes da independência do sul.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário