Páginas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Exército bombardeia depósitos de armas na Líbia


As forças armadas líbias bombardearam depósitos de armas localizados longe das zonas urbanas, declarou nesta segunda-feira à noite o filho de Muamar Kadhafi, Saif al-Islam, segundo a televisão estatal, citando a agência de notícias oficial Jana.
"As forças armadas bombardearam depósitos de armas situados longe de zonas povoadas", informou a emissora em uma mensagem na tela.
No mesmo comunicado, Saif al Islam desmentiu qualquer bombardeio das forças armadas contra as cidades de Trípoli e Benghazi, como havia informado a rede de televisão Al-Jazeera.

Fonte: AFP


Pilotos líbios dizem ter voado a Malta para não atirar em manifestantes


Pilotos de dois aviões da Força Aérea líbia aterrissaram nesta segunda-feira (21) no Aeroporto Internacional de Malta, na capital Valletta, e disseram que desertaram das forças aéreas do país para não atender à ordem de bombardear os manifestantes antigoverno no país, informou o governo maltês.
Os dois pilotos disseram que decidiram voar para Malta após receberem ordens para atacar manifestantes em Benghazi, segunda maior cidade da Líbia, epicentro dos protestos contra o regime de Muammar Gaddafi.

Ambos coroneis das forças armadas, os dois partiram de uma base militar próxima à capital Líbia, Trípoli. Um deles já solicitou asilo político em Malta, disse o governo.
Segundo a emissora Al Jazeera, aeronaves militares atacaram uma multidão de manifestantes antigoverno em Trípoli, deixando ao menos 250 mortos.

De acordo com a agência de notícias France Presse, outros dois helicópteros civis também aterrissaram em Malta nesta segunda com sete pessoas a bordo.
Os helicópteros não contavam com a autorização de sair da Líbia, por isso suspeita-se de que tenham fugido desse país em função dos protestos que sacodem a região.
Autoridades do governo disseram que os helicópteros deixaram a Líbia sem autorização das autoridades locais, e que só um dos sete passageiros - que afirmam ser cidadãos franceses - tinha passaporte.
A chancelaria francesa disse que estava analisando o caso.


Fonte: AFP

Grupo do Exército pede que soldados derrubem Gaddafi, diz TV


Um grupo de oficiais do Exército líbio divulgou um comunicado pedindo que seus companheiros "se juntem ao povo" e ajudem a derrubar o líder Muammar Gaddafi, informou a rede de televisão Al Jazeera na segunda-feira.
O canal de notícias disse também que os soldados fizeram um apelo para que o restante do Exército da Líbia marche para a capital Trípoli.
Manifestações na Líbia pela saída de Gaddafi, no poder há mais de 40 anos, deixaram dezenas de pessoas mortas, segundo relatos de testemunhas, após confrontos com as forças de segurança.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário