Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oposição iemenita recusa oferta de presidente e não participará de governo de coalizão


A oposição iemenita afirmou nesta segunda-feira (28/02) ter recusado a oferta do presidente Ali Saleh de participar de um governo de união nacional. A plataforma que abriga os cinco principais partidos opositores também reiterou seu apoio aos manifestantes, que pedem a abertura do regime e a renúncia do chefe de estado, no poder desde 1978.

O porta-voz do grupo, Mohammed el Sabri, afirmou que "a oposição não vai participar de nenhum governo de coalizão". Segundo el Sabri, os partidos opositores decidiram "estar ao lado do povo das ruas e de suas reivindicações". "Não vamos abandonar nossa postura", acrescentou.

Saleh realizou uma reunião nesta segunda-feira com o bloco opositor no qual fez a oferta. Sua intenção, segundo a agência oficial Saba, era anunciar o acordo em "algumas horas".

O líder propôs que a oposição participe deste novo gabinete e que o governante Congresso Geral do Povo (GPC) mantenha suas pastas. Desde que os protestos tiveram início no final de janeiro, Saleh ofereceu propostas de diálogo em várias ocasiões para a formação de um governo de união nacional, sempre rejeitadas pela oposição.

Os enfrentamentos no Iêmen, influenciados pelas revoltas da Tunísia e do Egito, já deixaram 17 mortos e centenas de feridos.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário