Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Incidentes na Costa do Marfim deixam ao menos 19 mortos


Ao menos 19 pessoas morreram e 65 ficaram feridas nos incidentes ocorridos desde sábado em Abidjan e arredores, informou nesta terça-feira (22/02) um porta-voz dos seguidores de Alassane Outtara, considerado presidente eleito da Costa do Marfim pela comunidade internacional.

Pela fonte, quase todos os mortos e feridos foram atingidos por disparos das Forças de Defesa e Segurança (FDS), fiéis a Laurent Gbagbo, que se nega a abandonar a chefia do Estado apesar de, segundo a Comissão Eleitoral Independente (CEI), ter perdido o pleito presidencial em 28 de novembro.
As FDS informaram que três de seus componentes morreram nos confrontos. A Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim (Onuci) não detalhou números de vítimas.

A entidade assinalou em nota que "lamenta profundamente o nível de violência alcançado durante os últimos dias nos confrontos na cidade de Abidjan e seus arredores". A missão da ONU mostrou sua rejeição ao "uso de armas pesadas, que causaram dezenas de mortos e feridos".

A Costa do Marfim sofre grave crise e está à beira da guerra civil após o anúncio da vitória de Ouattara no segundo turno das eleições presidenciais e o não reconhecimento de Gbagbo.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário