Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Transição no Egito deve começar imediatamente, diz Obama


O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que a transição no Egito rumo a um governo democrático deve começar imediatamente. Em discurso na Casa Branca, o democrata elogiou os manifestantes, que há oito dias tomaram as ruas do país para exigir a renúncia do presidente Hosni Mubarak, no poder há 30 anos.

De acordo com Obama, Mubarak reconhece que o status quo se tornou insustentável no país. "Acredito que uma transição ordenada deve ser significativa, pacífica e precisa começar imediatamente", disse.  O presidente americano defendeu também a inclusão de membros da oposição no diálogo e a preparação de eleições livres e justas.

Obama ainda elogiou os manifestantes, que há oito dias tomam as ruas do país para protestar contra a ditadura. "A paixão demonstrada pelos manifestantes tem sido uma inspiração em todo mundo para aqueles que acreditam na liberdade.", afirmou.
Mais cedo, Mubarak prometeu não disputar a reeleição em setembro, mas se negou a renunciar imediatamente, como querem os manifestantes. As passeatas de hoje - as maiores desde o início do movimento - reuniram mais de 1 milhão de pessoas em todo país.

O Egito é um dos principais aliados dos EUA no Oriente Médio e recebe cerca de US$ 1,3 bilhão por ano em ajuda militar e econômica. O país, que desempenha um papel importante na questão palestina, faz fronteira com a Faixa de Gaza e tem um acordo de paz com Israel.

 
Fonte: Estadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário