Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Suíços rejeitam em referendo maior controle sobre posse de armas


Cerca de 70% dos eleitores suíços rejeitaram em referendo realizado neste domingo (13/02) a iniciativa que propunha tirar das casas as armas usadas por homens que prestam serviço militar.

Segundo os organismos eleitorais, os votos por cantões (estados) mostram que a grande maioria da população preferiu manter as armas guardadas em casa, e houve uma clara divisão entre os de fala francesa e os de fala alemã.

Com exceção de Freiburg e Valais, os cantões de língua francesa aprovaram a iniciativa - em alguns casos, como em Genebra, de forma bastante clara, com 61,1% dos votos apurados. Já na região de língua alemã - exceto a cidade de Basileia, com aprovação de 58,9% - a rejeição foi unânime no resto de cantões.

Esses resultados por cantões são depois processados pelas autoridades federais para o anúncio do resultado global do país. A medida previa que as armas regulamentares que os homens devem guardar em sua casa durante as décadas que fazem parte da milícia fossem a depósitos estatais.

Na Suíça, todo homem maior de idade e menor de 60 anos é obrigado a permanecer na ativo como membro das Forças Armadas e a exercer suas práticas militares durante 21 dias por ano. 
Apesar de a Suíça não possuir uma taxa de crime elevada – é uma das mais baixas da Europa – o país tem o mais elevado índice de suicídio por arma de fogo em todo o continente europeu.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário