Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ex-presidente Aristide obtém passaporte diplomático para voltar ao Haiti


O advogado de Jean Bertrand Aristide pegou nesta terça-feira um passaporte diplomático que permitirá ao ex-presidente do Haiti regressar ao seu país após um exílio de sete anos na África do Sul, confirmou o ministro do Interior, Paul-Antoine Bien-Aimé, à AFP.
"O passaporte foi entregue oficialmente ao representante legal de Aristide", explicou o ministro por telefone.

O advogado do ex-presidente haitiano, Ira Kurzban, disse à AFP nesta terça-feira que iria durante o dia à Porto Príncipe para recuperar o passaporte.
Os serviços de imigração afirmaram na segunda-feira à AFP que o passaporte havia sido impresso e já estava com as autoridades haitianas.
Em um comunicado divulgado em meados de janeiro, Aristide manifestou seu desejo de voltar ao Haiti por motivos médicos. Também para "contribuir servindo aos meus irmãos e irmãs haitianos como simples cidadão no âmbito da educação", acrescentou.


Fonte: AFP



Haiti: Martelly pede mudanças no Conselho Eleitoral antes de 2ª turno

O candidato à presidência do Haiti Michel Martelly pediu nesta terça-feira que sejam implementadas diversas mudanças no Conselho Eleitoral Provisório (CEP) haitiano, que organiza as eleições, antes da realização do segundo turno, no dia 20 de março.
Martelly pediu para "trocar o presidente do Conselho, o diretor-geral e alguns membros do aparato eleitoral o quanto antes", disse em um comunicado.

O candidato também sugeriu que sejam tomadas medidas para melhorar o processo eleitoral e pediu sanções para os aspirantes à presidência que utilizaram armas de fogo durante o primeiro turno das eleições, que ocorreu em 28 de novembro.

Além disso, Martelly pediu que seja reduzido o número de ministérios governamentais e que sejam substituídos os ministros do Interior, Justiça e Relações Exteriores.

O ex-cantor, muito popular entre os jovens haitianos, garantiu que só aceitará que o presidente em fim de mandato René Preval - que deveria ceder o cargo no dia 7 de fevereiro - permaneça no poder até o processo eleitoral terminar se os seus pedidos forem levados em consideração imediatamente.
Martelly enfrentará a ex-primeira-dama haitiana Mirlande Manigat no segundo turno, cujos resultados serão publicados no dia 16 de abril.


Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário