Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Argentina vai facilitar venda de energia paraguaia a terceiros


A Argentina se comprometeu a facilitar a venda de energia do Paraguai a outros países, especialmente o Uruguai, disse na sexta-feira o presidente paraguaio, Fernando Lugo, a poucos dias de um encontro com sua colega argentina, Cristina Kirchner.
A possibilidade de o Paraguai vender energia hidrelétrica de sua central de Acaray a países como Uruguai e Chile era analisada há anos, mas era necessária a aprovação da Argentina, que se tornaria o país de trânsito.

'É um tema que vinha sendo trabalhado há um bom tempo e acredito que com essa vontade da Argentina vai se materializar', disse Lugo a jornalistas, sem dar mais detalhes.
O secretário-geral da Presidência paraguaia, Miguel López Perito, havia dito mais cedo na sexta-feira que antes de concretizar a venda seria necessário constatar a capacidade da central para gerar energia sem afetar a demanda interna.

O Paraguai é proprietário de duas grandes hidrelétricas junto com Brasil e Argentina --as centrais de Itaipú e Yacyretá, respectivamente--, mas vende a seus sócios a maior parte da energia que lhe corresponde e está impossibilitado de negociá-la com terceiros.
Lugo, que ganhou as eleições em 2008 com a promessa de impulsionar a soberania energética e negociar um preço justo com seus vizinhos, deve se reunir com a presidente argentina em 25 de fevereiro.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário