Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Para Não perder o Vassalo: EUA destinarão 150 milhões de dólares para apoiar transição no Egito


A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciou nesta quinta-feira (17/02) que o governo de seu país destinará US$ 150 milhões para apoiar o processo de transição no Egito.

Em entrevista coletiva após informar membros do Senado sobre os últimos eventos no Oriente Médio, Hillary antecipou que David Lipton, um assessor da Casa Branca para assuntos econômicos internacionais, e o subsecretário para Assuntos Políticos, William Burns, viajarão na próxima semana ao Cairo. Inicialmente, eles negociarão com o Conselho Supremo das Forças Armadas, órgão militar que comanda o país após a queda do ex-presidente Hosni Mubarak.

Hillary explicou que os fundos servirão para dar respaldo "à transição no Egito e à recuperação econômica" do país árabe.

A chefe da diplomacia americana compareceu ao Congresso para explicar aos parlamentares o que estão fazendo "para apoiar o Egito nos trabalhos de criação de um governo aberto, responsável e representativo". "Está muito claro que resta um enorme trabalho pela frente para garantir uma transição democrática ordenada", afirmou.

Para Hillary, também é evidente que o Egito se verá obrigado a "lidar com os desafios econômicos imediatos e a longo prazo" lembrados nos protestos e que se aprofundaram nos 18 dias de manifestações que forçaram Hosni Mubarak a renunciar à presidência após três décadas no poder.

"Os EUA estão preparados para ajudar o Egito a avançar em seus esforços. Destinaremos US$ 150 milhões para nos colocar em uma posição na qual seremos capazes de apoiar a transição e ajudar na recuperação econômica", anunciou a secretária de Estado.


Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário