Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Grupos indígenas entregam ao governo petição contra Belo Monte

NOTA DO EDITOR: A Traicao: Os Grupos Indigenas movidos por sua ingenuidade e enganados por ONGs picaretas que trabalham para interesses internacionais, nao tem ideia do que estao fazendo. Protestam contra algo que pode melhorar inclusive suas porprias qualidades de vida e facilitar sua propria integracao na sociedade e lhes abrir as portas para participacao em uma civilizacao que na qual eles tambem fazem parte.


Grupos indígenas entregam ao governo petição contra Belo Monte


Representantes de comunidades ribeirinhas, de grupos indígenas e de ONGs que atuam na bacia do rio Xingu entregaram nesta terça-feira no Palácio do Planalto um documento pedindo a suspensão do licenciamento da usina de Belo Monte, no Pará.
Eles afirmam que a usina causará grande prejuízo ao meio-ambiente e à população que vive na região.

A comissão, integrada pela Aliança em Defesa dos Rios Amazônicos e pelo Movimento Xingu Vivo, foi recebida pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência em exercício, Rogério Sotilli, que substitui Gilberto Carvalho, em viagem ao Senegal.
O grupo entregou a Sotilli uma petição contrária à construção da usina assinada por 604 mil pessoas. Eles também reivindicaram maior participação da sociedade civil nos projetos energéticos nacionais.

Presente ao encontro, o cacique caiapó Raoni Metuktire pediu uma audiência com a presidente Dilma Rousseff para tratar do tema.
Em nota, a Secretaria Geral da Presidência diz que Sottili se comprometeu a levar o documento à presidente Dilma Rousseff.

'Quero que vocês vejam o governo como um parceiro. Podemos não chegar a um consenso, mas vamos construir as políticas por meio do diálogo', ele afirmou.
Antes da reunião, os grupos contrários à construção da usina fizeram um protesto em frente ao Palácio do Planalto. Se erguida, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo.


Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário