Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Brasil não tem culpa na alta mundial de preços dos alimentos, diz ministro


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, disse nesta segunda-feira (7) que a pressão internacional sobre os preços dos alimentos é fruto de vários fatores, dos quais o Brasil não tem culpa em nenhum.
Entre as causas citadas por Rossi está a especulação financeira no mercado de commodities agrícolas e a alta dos preços dos alimentos devido a uma demanda mundial superaquecida.

"Não é o Brasil que aumentou os preços dos alimentos", disse o ministro. "O produtor brasileiro foi penalizado durante anos. Somos eficientes, produzimos com custo baixo e colocamos o produto no mercado a um preço justo."

Para o ministro, isso cria problemas para agricultura, altamente subsidiada, dos países ricos. "Com o subsídio que eles [os países ricos] pagam aos produtores deles, as mercadorrias ficam caras", disse.
De acordo com Rossi, o feijão e o arroz - a base do consumo brasileiro - estão abaixo do preço mínimo. "Temos de criar apoio aos produtores para que eles recebam o preço mínimo", disse.

Problema estrutural

O ministro afirmou que há um problema estrutural em relação à oferta de alimentos, que está baixa, e que há uma demanda superaquecida por melhoria de vida no mundo.
De acordo com Rossi, para ajudar o produtor nacional, é preciso criar mecanismos e evitar especulação. "Se houver especulação, colocaremos os estoques públicos à disposição da população para conter aumentos exagerados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário