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sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BOEING F/A-18E/ F SUPER HORNET. O "ferrão" da marinha.

Opinião de especialista

 
 
DESCRIÇÃO

O F/A-18E é a ultima versão do caça F/A-18 desenvolvido para a marinha dos EUA entre o final dos anos 70 e início dos anos 80. O F/A-18 original foi o avião de terceira geração com melhores características multifuncionais, porém havia pequenas limitações que atrapalhavam nas missões que ele tinha que cumprir. A principal delas era a baixa autonomia, que impedia missões de interdição em profundidade, e uma outra, era a carga de armas que era menor que a do seu antecessor A-6 intruder. No novo F/A-18E Super Hornet essas limitações foram resolvidas, e o caça pode atacar alvos que estejam a 1400 km da base ou navio e transportando mais carga, graças a um aumento do tamanho das asas e da fuselagem. O aumento do bordo de ataque (LERX), garante melhor sustentação que os Hornets mais antigos mas mesmo assim a manobrabilidade é um pouco inferior ao dos F/A-18C. As asas maiores montadas no F/A-18E também contribuem para uma melhor sustentação, além de possuirem 2 novos pontos para transporte de armas. O Super Hornet transporta uma tonelada a mais de carga que seu antecessor.
 
 
 
Todo o avião aumentou de tamanho, o que acarretou a possibilidade de transportar mais combustível, e as entradas de ar, foram recuadas e tiveram sua forma geométrica mudada para um padrão mais retangular, no lugar das tradicionais entradas arredondadas. Essa modificação visou otimizar os vôos com velocidade elevada além de diminuir o RCS do avião para os radares inimigos. Deve-se notar também que o F/A-18E tem varias modificações para diminuir sua assinatura de radar, de forma que mesmo sendo maior que seu antecessor, ele ainda é bem menos detectável para o inimigo. Com o aumento do tamanho e as outras modificações é claro que o peso do avião aumentaria também e no caso do F/A-18E é 3 toneladas mais pesado que seu antecessor, exigindo, assim, um novo motor mais potente para não perder o desempenho de vôo.O novo motor é um modelo derivado do confiavel General Electric F-404 usado nas versões anteriores do F/A-18. O novo motor foi batizado de F-414 GE-400 que consegue um empuxo máximo, com pós combustor, de 10000 kg, contra os 7252 kg de empuxo do motor mais antigo. Com esse novo motor, o F/A-18E se mostrou ser um pouco mais potente que o F/A18, original, beneficiando as acelerações.
 
 
Entre as outras novidades incorporadas a esse caça, está um novo radar AN/ APG-79 da Raytheon e Boeing. Esse radar é do tipo AESA (varredura ativa) e permitiu aumentar o alcance de busca para 160 Km e ainda pode acompanhar 20 alvos simultaneamente. Assim como o radar APG-77 do F-22 Raptor, o APG-79, executa, simultaneamente, a busca ar ar e ar terra. Sua antena fixa, e a baixa energia empregada no funcionamento deste radar permite diminuir a as chances de que o sistema de alerta de radar do inimigo perceba a presença do F/A-18E.
 
 
O F/A-18E substituiram os famosos F-14 durante a primeira década desse século e no final da década deverá estar operando junto com os novissimos F-35 Lightning II a bordo dos porta aviões da esquadra americana, já descrito pelo Campo De Batalha Aérea. De qualquer forma, o F/A-18E é um bom caça de combate na medida que ele pode atacar alvos terrestres com extrema letalidade, assim como, na mesma missão, interceptar caças inimigos que, por ventura venham tentar impedir sua missão. No mercado internacional, o F/A-18E está sendo promovido pelos EUA nos muitos programas de reaparelhamento que estão em andamento no mundo, porém deve-se entender que com seu elevado preço, e o maior potencial de crescimento dos caças de nova geração, as chances de sucesso comercial desta aeronave são bem reduzidas. Para se equipar um porta aviões, esse caça é uma boa escolha, tendo como único concorrente a altura de sua sofisticação eletrônica, o Rafale francês que embora caro também, tem um desempenho de vôo superior.
 
 
Existe uma versão para dois lugares do Super Hornet, que tem o nome de F/A-18F, e que além da conversão como missão, também é usado para ataques, sendo que o segundo tripulante tem a missão de controlar os sistemas de armas, facilitando, assim, o desempenho do piloto, que não terá que se preocupar com essa parte da missão. Uma outra versão de dois lugares, chamada de E/A-18 Growler, será usada para a guerra eletrônica em substituição dos já cansados Grumman EA-6B Prowler.
 
Nas missões de combate aéreo, O F/A-18E, poderá levar até 16 mísseis, sendo 2 AIM-9 Sidewinder, e até 14 AIM-120 Amraam, mostrando assim seu fantástico poder de fogo. Para missões ar terra, ele pode ser armado com todas as novas armas guiadas por GPS que estão entrando em operação nas forças armadas americanas, como as JDAM, JSOW, GBU-39 SDB e os mísseis SLAN-ER de longo alcance contra alvos terrestres e navais. Alias, cabe ressaltar aqui quer o F/A-18, em qualquer uma de suas versões, sempre foi um explendido sistema de armas, sendo muito adequado ao testes de novos armamentos.
 
 

FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO
Velocidade de cruzeiro: mach 1
Velocidade máxima: mach 1,9
Razão de subida: 13680 m/min
Potência: 0,95
Fator de carga: 10 Gs

Taxa de giro: *22º/s
Razão de rolamento: 240º/s
Raio de ação/ alcance: 1400 km/ 2800km
Alcance do radar: Raytheon AN/ APG-79 com 160 km (RCS 5m2)
Empuxo: 2X F-414 GE-400 10000kgf

DIMENSÕES
 
Comprimento: 18,31 m
Envergadura: 13,62 m
Altura: 4,88 m
Peso: 13387 Kg

ARMAMENTO

Ar Ar: Míssil AIM 120 Amraam, AIM 9L/M/X Sidewinder, AIM 7 Sparrow
Ar Terra: Míssil AGM65 Maverick, AGM88 Harm, AGM84H Slam ER, AGM154 JSOW GBU31/32 JDAM, GBU24.
Interno: Canhão M61A2 Vulcan 20mm.
(obs: A marca * significa que o valor está estimado)


Por: Carlos E. Di Santis Junior
Fonte: Campo de Batalha Aerea

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