Páginas

sábado, 15 de janeiro de 2011

A Partilha da África e a Conferência de Berlim

Africa 1880

No seculo XIX aconteceu uma nova corrida colonialista a exemplo do que havia acontecido no seculo XVI (na America por exemplo). O novo colonialismo apresentava diferencas em relacao ao antigo. Alem as partes do mundo visado ser a Asia e a Africa, a burguesia industrial, grande responsavel pela nova corrida colonialistas, o fazia movida por outros interesses ou causas.

As principais causas que motivaram a nova corrida colonialista foram: a necessidade de abrir mercados consumidores para a intensa produção industrial; conseguir fontes de matérias-primas (carvão, ferro, petróleo, borracha) para as indústrias européias; a necessidade de aplicar capitais fora da Europa. Isso seria possível através instalação e exploração de companhias ferroviárias, mineradoras e de navegação.
 
Também poderiam ser apontadas como causas, a possibilidade de desviar o excedente da população européia, (ou seja, os pobres, miseraveis, mendigos e inclusive membros de Cortes Europeias que causavam vergonha as suas respectivas familias reais) a falta de alimentos que a Europa vinha se ressentindo na época e a possibilidade de aumentar os exércitos das metrópoles européias.

Africa 1884

Conferência de Berlim

A divisão arbitrária da África teve o seu marco com a Conferência de Berlim iniciada em 1884 e só terminou no ano seguinte. Dela participaram os 15 países, 13 da Europa mais Estados Unidos e Turquia. Os Estados Unidos não possuíam colônias na África, mas era uma potência em ascensão.
A Turquia, nesta época, ainda era o centro do extenso Império Otomano. Diversos assuntos foram tratados, mas o principal objetivo foi o de regulamentar a expansão das potências coloniais na África a partir dos pontos que ocupavam no litoral com o unico intuito de que a rivalidades das grandes potencias nao generasse um conflito europeu.

Formação Africana Atual

As fronteiras nacionais nasceram da imposição desta conferência, um estado orgânico colonial imposto pelas potências colonizadoras partilhando a África sem muitas preocupações quanto ao que já existia. Várias nações, no sentido da formações sociais antigas africanas, passaram a estar reunidas dentro de novas fronteiras. Tribos amigas e inimigas passaram a pertencer o mesmo espaço colonial.
Assim, nos gabinetes da capital alemã, foram traçadas as fronteiras dos domínios coloniais. No início do século XX, a África estaria completamente retalhada pelos ocupantes imperialistas.

Muitos dos conflitos étnicos que existem hoje é conseqüência da partilha da África:* Os estados africanos atuais, na sua maioria, não tem a mesma unidade cultural, lingüística ou cultural.
* Existem casos em que um mesmo Estado abriga várias nações ou até uma única país em dois ou mais Estados.
* A violência em que se deu a colonização provocou grandes distorções nas estruturas econômicas, sociais e culturais dos territórios dominados. A economia tradicional comunitária ou de subsistência foi totalmente desorganizada pela introdução de cultivos destinados a atender exclusivamente as necessidades das metrópoles. Intrigas entre etnias foram estimuladas e antigos reinos destruídos, vencidos pela superioridade militar dos colonizadores. Vários povos, antes auto-suficientes em provisões, passaram a depender de produtos importados das metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário