Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Cerca de 500 manifestantes protestam contra novo governo tunisiano


Cerca de 500 pessoas protestaram neste sábado (29/01) no centro de Túnis contra a força usada na sexta-feira (28/01) pela tropa de choque da polícia para reprimir as manifestações de milhares de pessoas que reivindicavam a renúncia do primeiro-ministro, Mohamed Ghannouchi.
"Isto é uma reação à repressão policial de ontem. O novo governo mostrou sua face repressora", disse à agência de notícias espanhola Efe o estudante universitário, Ali al Din Abed, um dos participantes da manifestação.

Durante a expulsão, que acabou acarretando conflitos que se estenderam pela Cidade Antiga e chegaram até a avenida central Habib Burgiba, a Polícia usou gás lacrimogêneo.
Depois, a polícia usou barreiras e cerca de arame farpado para bloquear todos os acessos a esta praça, onde se encontra o escritório do primeiro-ministro Ganuchi.
Entre cartazes que diziam "O povo quer a queda do Governo" os participantes da manifestação deste sábado protestavam contra o Ministério do Interior, na avenida Habib Burguiba, perante o olhar de dezenas de pessoas que tomavam café nos terraços dos estabelecimentos comerciais do centro da cidade.

Dezenas de viaturas policiais se encontravam no início da tarde vigiando os manifestantes na avenida Burguiba, onde permanecem além disso os tanques do Exército há vários dias nos principais acessos à popular avenida.
O despejo da Praça do Governo, onde se exigiam reformas mais profundas, foi realizado poucas horas depois que Ganuchi, que ocupou a chefia do Executivo durante os últimos anos do regime do deposto presidente Ben Ali, anunciasse um novo Governo.

O dia de sexta-feira na capital também registrou a primeira manifestação de mulheres no país após a queda de Ben Ali, que foi boicotada por um grupo de jovens que se autodenominavam islamitas, mas que as próprias organizadoras da passeata definiram como partidários do deposto presidente.
Ao longo do dia, centenas de pessoas se reuniram na avenida Habib Burguiba em diferentes manifestações que foram dissolvidas pela Polícia com gás lacrimogêneo, mas sem registrar incidentes graves.
Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário