Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Hillary Clinton visita Haiti em plena crise política


A chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, chegou neste domingo ao Haiti, onde se reunirá com o presidente em fim de mandato René Preval, em um momento em que o país atravessa uma crise política depois das questionadas eleições de 28 de novembro.
No aeroporto de Porto Príncipe, a secretária de Estado afirmou: chego com uma "simples mensagem" de apoio dos Estados Unidos a este país.

"Queremos que continuem a reconstrução. Queremos que as vozes dos haitianos sejam escutadas e seus votos reconhecidos", afirmou, antes de se reunir com Edmond Mulet, representante da ONU no Haiti.
Hillary viajou ao Haiti, onde deve reunir-se também com os três candidatos favoritos do primeiro turno, cujos resultados ainda não saíram.

Uma nota do Departamento de Estado americano informa que Hillary "conversará com membros da sociedade civil, atores políticos, o presidente do Haiti e os aliados internacionais sobre a situação eleitoral em curso e os esforços de reconstrução".
Além disso, Hillary deve vistar um centro de tratamento de vítimas do cólera, epidemia que já matou pelo menos 4.000 haitianos desde outubro de 2010.
Washington tem pressionado Préval para que aceite uma reavaliação dos resultados, o que seria desfavorável ao candidato que apoia, Jude Celestin.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário