Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PARECE PIADA: Mubarak deve cumprir promessa de reforma no Egito, diz Obama


O presidente americano, Barack Obama, disse em pronunciamento na Casa Branca nesta sexta-feira que o ditador egípcio, Hosni Mubarak, deve cumprir as promessas feitas hoje à nação e dar "passos concretos" pela reforma política do país, pela promoção da democracia.

"O que é necessário agora são passos concretos para o avanço dos direitos do povo egípcio. Falei com ele [Mubarak] depois do discurso, e disse que agora ele tem a responsabilidade de dar sentido a essas palavras", disse Obama no discurso na Casa Branca.
No pronunciamento, Obama pediu ainda que as autoridades egípcias evitem usar a violência contra manifestantes pacíficos. O presidente americano telefonou para Mubarak pouco antes de falar na Casa Branca, e conversou com o ditador por cerca de 30 minutos.

O líder dos EUA disse ainda que é preciso haver maior diálogo entre autoridades e cidadãos no Egito. "O futuro do país será determinado pelo povo egípcio, que ama as mesmas coisas que nós [americanos], quer um mundo melhor para seus filhos e um governo responsável", afirmou ainda Obama.

Obama também afirmou que "governos no mundo todo têm a responsabilidade de dar resposta aos seus cidadãos". "Isso acontece em todo lugar do mundo, na América, na África, na Ásia, no mundo árabe", acrescentou.
"Quando estive no Cairo, eu disse que todo governo deve ser mantido pelo consenso, não pela coerção. Dias difíceis virão, mas os EUA continuarão a ser parceiros do Egito", disse o presidente.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário