Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Manifestantes protestam sobre regra no consumo de bebida alcoólica na Turquia


Um grupo de manifestantes levantaram dezenas de garrafas de vinho e latas de cerveja neste sábado na Turquia em protesto pelas novas regulações sobre o consumo de bebidas alcoólicas impostas pelo Governo turco, no que muitos analistas veem como uma tentativa de impor princípios islâmicos no país.
Sob o lema "Bebamos à saúde do AKP", em referência ao partido islamita moderado do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, cerca de 500 pessoas marcharam, com latas de cerveja e garrafas de vinho em mão, pela avenida Istiklal em uma das três manifestações convocadas em Istambul através de várias redes sociais.

"Tenho 22 anos. Trabalho e ganho a vida, mas por culpa das novas restrições não vou poder beber até os 24 anos", se queixou Doruk em declarações à Agência Efe.
O jovem se referia à normativa que entrou em vigor este mês e que, de forma muito "ambígua", impede a venda de bebidas alcoólicas para menores de 24 anos, o que na prática supõe aumentar a idade mínima de consumo, atualmente de 18 anos.

O novo decreto dificulta a venda de bebidas alcoólicas em salas de cinema, exibições e eventos similares, além de proibir a venda de álcool em restaurantes próximos às estradas.
Recentemente se proibiu também que marcas de bebidas alcoólicas patrocinassem clubes esportivos, por isso que a famosa equipe de basquete Efes Pilsen, que levava o nome de uma popular marca de cerveja, está buscando um novo patrocinador.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário