Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Países emergentes cobram dos ricos cumprimento de acordos anteriores na Rodada Doha


Na expectativa de retomar as negociações da Rodada Doha, Brasil, China, Índia e África do Sul cobraram nesta sexta-feira (28/01) o cumprimento de acordos anteriores por parte da União Europeia e dos Estados Unidos, entre outras nações, que impõem obstáculos às exportações destas regiões.

Os quatro países se negam a negociar propostas que possam prejudicá-los e exigem que as nações ricas revejam a adoção das tarifas elevadas sobre os produtos das regiões em desenvolvimento.

O assunto foi tema de uma reunião hoje do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota com seus homônimos da China, Chen Deming; Índia, Anand Sharma, e da África do Sul, Rob Davies. Eles conversaram durante as negociações comerciais no Fórum Mundial Econômico de Davos na Suiça.

Em nota, o Itamaraty resumiu a iniciativa destes países. “Os ministros se valeram da oportunidade para trocar impressões sobre o atual esforço para concluir a Rodada Doha. [Os ministros] ressaltaram a mensagem política emitida por seus líderes durante a Cúpula do G20 [grupo dos países mais ricos do mundo], em Seul, e reiteraram seu compromisso com as negociações”.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os ministros dos quatro países ressaltaram que estão dispostos a buscar uma solução para os impasses e encerrar as divergências, desde que os acordos não sejam prejudiciais para os países em desenvolvimento.

Há uma série de disputa comerciais em discussão. Uma delas envolve os Estados Unidos e a Índia e trata da elevação de tarifas de importação para produtos agrícolas. Também existem reclamações específicas do grupo - China, Índia e Brasil – para obter um acesso maior a seus produtos agrícolas na Europa e nos Estados Unidos, que cobram mais abertura para os bens industriais e de serviços no resto do mundo.

Fonte: Opera Mundi
Por:  Renata Giraldi

Um comentário:

  1. UM BELO EXEMPLO EM QUE OS PAÍSES RICOS VÃO PRECISAR (E MUITO) DA AJUDA DOS PAÍSES EMERGENTES, OS BRICS (BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA E ÁFRICA DO SUL) É A CRISE DA GRÉCIA - RESULTADO DA MÁ ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DAQUELE PAÍS, QUEATINGIU EM CHEIO AS BOLSAS DE VALORES DA EUROPA E DO MUNDO INTEIRO.

    ResponderExcluir