Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EUA sugeriram realocar refugiados palestinos na América do Sul, diz documento


De acordo com documentos confidenciais sobre o processo de paz no Oriente Médio, vazados pela rede de televisão Al Jazeera nesta segunda-feira (24/01), os Estados Unidos recomendaram realocar os refugiados palestinos na América do Sul.

"Talvez possamos encontrar países que podem ajudar (com o problema dos refugiados palestinos) ... Chile, Argentina e outros", sugeriu em 2008 a então secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice, de acordo com documentos citados pelo jornal britânico The Guardian , que está colaborando com a Al Jazeera na publicação dos vazamentos.

A recomendação teria acontecido depois que os negociadores palestinos aceitaram o retorno à Palestina de apenas 10 mil refugiados e suas famílias. O número total de refugiados palestinos, porém, é de mais de cinco milhões.

De acordo com o Guardian, Rice sugeriu oferecer uma solução "radical" para o problema dos refugiados palestinos em uma reunião realizada em Berlim, em junho de 2008. O encontro também contou com negociadores israelenses e palestinos.

Segundo o jornal britânico, quando foi discutido o financiamento internacional para compensar os refugiados palestinos, Rice disse que Chile e Argentina talvez pudessem ajudar "em espécie".

"A proposta parece ser baseada no fato de que o Chile tem uma grande comunidade palestina, que remonta a um século e, da mesma forma a Argentina, que tem grandes extensões de terra de baixa densidade populacional", diz o documento.

"A criação de uma pátria palestina nos Andes poderia, teoricamente, reduzir a pressão sobre Israel para devolver o território", disse a secretária de Estado na época.

Os textos dos documentos que, segundo o Guardian, não são literais, mostram as iniciais "CR". "E Rice foi a única participante a usar as iniciais", escreveu o jornal.

Reação

Palestinos residentes no Chile e Argentina reagiram com indignação à revelação feita pelo Guardian. De acordo com o jornal britânico, representantes da diáspora palestina disseram que o plano de enviar refugiados palestinos do Oriente Médio à uma nova pátria do outro lado do Atlântico entra em choque com o direito fundamental ao retorno.

"É totalmente inaceitável. Contradiz o nosso direito inalienável de regressar à nossa pátria", disse Daniel Jadue, vice-presidente da Federação Palestina do Chile. "Esse direito não pode ser renunciado. Esta sugestão mostra que a mediação não foi honesta. Foi claramente inclinada a favor de Israel. Isso é extremamente grave."
Se um palestino decidisse se fixar no Chile, seria bem-vindo, disse Jadue. "Mas isso não justifica uma proposta dos EUA para expulsar os refugiados do Oriente Médio para reduzir a pressão sobre Israel e nos fazer desistir da terra. Isso está errado", disse ao Guardian.
Tilda Rabi, presidente da Federação das Organizações Palestinas na Argentina, disse que a proposta viola o direito dos refugiados de voltar para casa. "Esta é a extensão de uma longa campanha de limpeza étnica, de expulsar pessoas de seus lares." Para ela, dificilmente os refugiados aceitariam a oferta. "Nos acampamentos as pessoas ainda têm as chaves de suas casas."
NOTA DO EDITOR:
Criar uma pátria palestina em territorio Argentino?? Como é isso?? Se nao bastasse o que fizeram com Oriente Medio e Africa, retalhando povos e territorios como queiram.... agora querem dispor de territorio Argentino ou Chileno como se fosse a casa deles??
O Que mais a máquina facinora Estadunidense poderia imaginar fazer??

Fonte: Opera Mundi
Por: Marina Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário