Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

Arábia Saudita desiste de mediar crise libanesa


A Arábia Saudita anunciou na quarta-feira que desistiu de tentar mediar a crise entre as facções políticas libanesas, que tem como pivô a investigação sobre a morte do ex-premiê Rafik al Hariri. O reino saudita e a Síria há meses tentavam resolver o impasse entre o grupo xiita Hezbollah e o líder sunita Saad al Hariri, filho do político assassinato.

O Hezbollah abandonou na semana passada o governo de união nacional, em protesto contra a possibilidade de que integrantes seus sejam acusados pela morte de Rafik al Hariri, ocorrida em 2005. O chanceler saudita, Saud al Faisal, disse à TV Al Arabiya que o reino desistiu da mediação e que a situação é "perigosa."

"Se a situação alcançar uma total separação e uma divisão (regional), isso significa o fim do Líbano como Estado com esse modelo de coabitação pacífica entre religiões e etnias", declarou. "Seria uma perda para toda a nação árabe. A Arábia Saudita tem uma boa relação com Hariri, enquanto a Síria é ligada ao Hezbollah. Outros países da região continuam empenhados em buscar um acordo para a crise libanesa.

Fonte: Reuters 20/01/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário